Relatando a experiência ao planejar e ministrar aula usando recursos da TV ESCOLA
Apesar de que para alguns professores os recursos da TV Escola não apresentam grandes novidades, é evidente que estes recursos são ricos, podem dinamizar e dar sentido as aulas, motivando os alunos para a construção do conhecimento.
Desta forma planejamos trabalhar, através do vídeo, com o Filme “A Conquista do Paraíso” que focaliza a viagem de Cristóvão Colombo para as Índias, baseado na idéia de que, viajando para o Ocidente, acabaria atingindo o Oriente. Ele partia da hipótese de que a terra era redonda. A viagem de Colombo é mostrada através do cotidiano desgastante, dos motins tripulação e da incerteza sobre os pontos de chegada. O filme destaca o espírito enérgico de Colombo, suas negociações com a Coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América, retratando, até a velhice, aquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época.
A discussão sobre o Filme possibilitou os alunos uma idéia de como foram os primeiros contatos entre portugueses e índios e como estes foram sendo dominados pelos conquistadores. Possibilitou também uma melhor compreensão da situação dos indígenas hoje. Com a utilização de materiais complementares disponíveis na biblioteca tendo como base registros de documentos de época: depoimentos de portugueses e índios, mapas e gravuras, foi possível conhecer alguns aspectos que diferenciam as duas culturas e a dominação imposta pelos colonizadores aos nativos do Brasil.
A carta de Pero Vaz de Caminha foi lida em voz alta à turma como complemento ao vídeo, e problematizada discutindo com os alunos a visão que os portugueses tiveram dos índios ao chegarem às novas terras.
Em coletivo, os alunos descreveram como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios; selecionaram informações sobre os nativos a partir da Carta de Caminha e retiraram do texto e anotaram no caderno como Caminha viu o modo de vestir e o comportamento dos indígenas no momento do primeiro contato.
Após a conversa sobre o texto, pedi aos alunos que imaginassem a chegada dos portugueses e fizessem um desenho. Todas as atividades foram apresentadas e fixadas na sala de aula. Além dos vídeos, a TV Escola ainda disponibiliza outros recursos como revistas, debates com assuntos pertinentes a educação feitos com especialistas onde é abordado temas como a importância da leitura, da cultura local, vida e obra de escritores brasileiros, enfim, são vários conteúdos que possibilitam o planejamento de uma boa aula.
Apesar de que para alguns professores os recursos da TV Escola não apresentam grandes novidades, é evidente que estes recursos são ricos, podem dinamizar e dar sentido as aulas, motivando os alunos para a construção do conhecimento.
Desta forma planejamos trabalhar, através do vídeo, com o Filme “A Conquista do Paraíso” que focaliza a viagem de Cristóvão Colombo para as Índias, baseado na idéia de que, viajando para o Ocidente, acabaria atingindo o Oriente. Ele partia da hipótese de que a terra era redonda. A viagem de Colombo é mostrada através do cotidiano desgastante, dos motins tripulação e da incerteza sobre os pontos de chegada. O filme destaca o espírito enérgico de Colombo, suas negociações com a Coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América, retratando, até a velhice, aquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época.
A discussão sobre o Filme possibilitou os alunos uma idéia de como foram os primeiros contatos entre portugueses e índios e como estes foram sendo dominados pelos conquistadores. Possibilitou também uma melhor compreensão da situação dos indígenas hoje. Com a utilização de materiais complementares disponíveis na biblioteca tendo como base registros de documentos de época: depoimentos de portugueses e índios, mapas e gravuras, foi possível conhecer alguns aspectos que diferenciam as duas culturas e a dominação imposta pelos colonizadores aos nativos do Brasil.
A carta de Pero Vaz de Caminha foi lida em voz alta à turma como complemento ao vídeo, e problematizada discutindo com os alunos a visão que os portugueses tiveram dos índios ao chegarem às novas terras.
Em coletivo, os alunos descreveram como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios; selecionaram informações sobre os nativos a partir da Carta de Caminha e retiraram do texto e anotaram no caderno como Caminha viu o modo de vestir e o comportamento dos indígenas no momento do primeiro contato.
Após a conversa sobre o texto, pedi aos alunos que imaginassem a chegada dos portugueses e fizessem um desenho. Todas as atividades foram apresentadas e fixadas na sala de aula. Além dos vídeos, a TV Escola ainda disponibiliza outros recursos como revistas, debates com assuntos pertinentes a educação feitos com especialistas onde é abordado temas como a importância da leitura, da cultura local, vida e obra de escritores brasileiros, enfim, são vários conteúdos que possibilitam o planejamento de uma boa aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário